Nos últimos 4 anos, vimos a nossa bandeira e até mesmo a tão querida camisa da seleção brasileira, transformada em símbolos dos apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro.
Isso causou um sentimento de repulsa nos brasileiros que não o apoiam e nos que não gostam de misturar política com outros assuntos.
Muitas pessoas se perguntaram se um dia seria possível utilizar novamente a camisa da seleção ou ver a bandeira do próprio país como antes.
Contudo, algumas marcas perceberam isso e criaram campanhas com a bandeira para mostrar que é possível, sim, despolitizar esses itens:
Campanhas com a bandeira do Brasil
A Ambev foi uma delas. Com a campanha da cerveja Brahma, que foi narrada pelo Galvão Bueno, com o objetivo de lembrar a todos os brasileiros do significado original da famosa camisa amarelinha, pois independente das diferenças que todos têm fora de campo, ela é símbolo de união e alegria.
Enquanto isso, a Nike, marca oficial da Seleção Brasileira, decidiu censurar alguns termos na personalização de camisas oficiais, como “mito”, por exemplo.
Já a CBF, na divulgação das novas camisas para a Copa no Catar, preferiu adotar um tom mais leve nas redes sociais e não tão direto como o da Ambev, escrevendo:
“É coletivo. Representa mais de 210 milhões de brasileiros. É a nossa garra. Veste a garra”.
Todas essas estratégias foram cuidadosamente desenvolvidas para transmitir a mensagem desejada, sem riscos de acabar causando o efeito inverso, e nós achamos que foram bem pensadas. E você, gostou delas também ou faria alguma coisa diferente?