Metaverso: O que é e quais as consequências no “mundo real”?

Desde que Mark Zuckerberg veio anunciar que a sua empresa deixaria de chamar Facebook para se chamar Meta, o metaverso se tornou um assunto cada vez mais em alta.

Acontece que, além da Meta, várias empresas já sabem que o metaverso é a próxima etapa da internet, na qual nós não iremos apenas ver os conteúdos, mas estaremos participando deles através dessa realidade virtual imersiva e interativa.

Imagine que é uma outra dimensão hiper-realista, além do universo real, e que para poder “viver” nesse ambiente precisaremos de um avatar virtual, que irá interagir com tudo.

Hoje em dia temos alguns jogos, como Roblox e Fortnite, que são considerados um tipo de metaverso, pois até mesmo shows musicais já foram realizados dentro do mundo do Fortnite, com

milhares de pessoas participando. Mas no caso do metaverso real, shows serão apenas uma das possibilidades, já que a intenção é que possamos fazer de tudo por lá, como jogar, buscar outras formas de entretenimento, fazer compras, reuniões e tudo o que você imaginar, conforme as tecnologias para isso forem evoluindo. Tudo em um mesmo universo virtual.

Agora, se você pensou que as possibilidades se limitam apenas ao mundo virtual, está enganado, pois teremos também os impactos diretos no mundo real. Pense que você precisará realizar uma cirurgia específica e o médico especialista nisso está do outro lado do mundo no momento. Complicado, né?! Não mais, pois através da robótica, esse mesmo médico poderá realizar a cirurgia lá de onde ele estiver.

Antes do procedimento, ele fará uma reunião com você e a equipe médica que estará presente, e explicará cada passo com realidade aumentada. Então, seus óculos de realidade virtual ficarão responsáveis por te isolar do que está acontecendo no momento e proporcionar diferentes experiências, como o relaxamento antes da cirurgia, por exemplo. Enquanto isso, sensores serão colocados no seu corpo, para enviar sinais para a inteligência artificial que estará monitorando tudo e auxiliando todos. Ah, se o seu médico, por acaso, falar outro idioma, isso não será um problema, pois haverá tradução simultânea para que todos possam compreender perfeitamente e a comunicação seja perfeita.

Quer outro exemplo? Então pense que você poderá fazer até mesmo suas compras de maneira remota, completamente

imersiva, e elas serão entregues na sua casa. O iFood que se cuide!

Deu pra ter uma ideia das possibilidades que teremos? Esses foram apenas alguns exemplos, pois o metaverso será, sem dúvida, uma grande revolução na maneira que realizamos nossas atividades diariamente.

Portanto, é melhor já irmos nos acostumando com a versão virtual (mas que parece mais humana que a real) do tio Zuck, pois com certeza a veremos bastante no Metaverso. Também é bom ir imaginando como será a sua versão, afinal, todos faremos parte disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe esse post

Esse site utiliza cookies para melhorar sua navegação